Central de Atendimento 54 3511.1664  |  24 Horas  |  vendas@unimed-as.com.br

Você está em Blog > Saúde e Prevenção > Março em 3 cores: as campanhas contra endometriose, câncer de colo de útero e câncer colorretal

Março em 3 cores: as campanhas contra endometriose, câncer de colo de útero e câncer colorretal

14/03/2024 |

O calendário colorido da saúde tem contribuído muito para conscientizar sobre o perigo de algumas doenças e incentivar a prevenção e o tratamento dessas enfermidades. Assim, associações médicas foram se reunindo e escolhendo as cores e doença para determinado mês. O essencial é adotar uma cor e realizar uma forte divulgação, assim, maior é chance de a cor ser fixada na mente das pessoas, pois essas campanhas mensais contribuem para alertar tanto para prevenção das doenças, quanto para abertura de debates sobre elas. O resultado se reflete no cuidado com a saúde no dia-a-dia da população.

Março é o mais colorido, por ser marcado por três campanhas. As cores utilizadas para alertar para os cuidados com a saúde são: lilás para falar da prevenção ao câncer do colo do útero; amarelo para endometriose; e azul-marinho para câncer colorretal. Vamos entender melhor cada uma delas?


Março Lilás

A campanha busca chamar a atenção para os cuidados e prevenção contra o câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical. É uma doença é silenciosa nos estágios iniciais e, geralmente, está relacionada à infecção pelo vírus HPV.

O importante é diagnosticar o problema o mais rápido possível. As mulheres devem fazer periodicamente o exame de papanicolau, durante consulta com um ginecologista. As células do colo do útero são coletadas e analisadas para identificar a possível presença de lesões.
Hoje, uma medida ainda melhor é a prevenção com a vacinação de adolescentes. O ideal é que as meninas recebam a vacina anti-HPV a partir de nove anos e os meninos, dos 11.


Março Amarelo

Nessa campanha mundial o foco está nas discussões sobre endometriose. Estima-se que cerca de 176 milhões de mulheres, em todo o mundo, são afetadas pela doença. Somente no Brasil são mais de 6 milhões. 

Apesar de ser uma enfermidade comum, ainda é pouco conhecida e costuma demorar a ser identificada, pode levar alguns anos até o diagnóstico definitivo após o surgimento dos primeiros sinais. Um dos sintomas mais presentes é a dor. Além disso, pode levar à dificuldade para engravidar. Para diagnóstico e o tratamento adequado, a recomendação é consultar regularmente com um ginecologista.


Março Azul-marinho

Nessa campanha o propósito está em mobilizar, conscientizar e alertar a população e os profissionais de saúde sobre os riscos do câncer colorretal. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) calculou que, apenas entre 2023 e 2025, o Brasil deve registrar mais de 135 mil casos.

Os sintomas que podem indicar a presença da doença são a perda de peso sem motivo aparente, anemia, constipação, diarreia e sangue nas fezes. Entre os fatores que contribuem para o desenvolvimento da enfermidade estão a obesidade, o sedentarismo, o tabagismo, o alcoolismo e o consumo de alimentos processados. Portanto, as medidas de prevenção são o combate ao fumo e à ingestão descontrolada de álcool, e o incentivo à prática de atividades físicas com regularidade associada, além de uma reeducação alimentar e exames regulares durante consulta médica periódica. Em casos de sintomas é muito importante procurar um proctologista.



Fonte: Inca

Compartilhe com os amigos!

Administração:
Rua XV de Novembro, 556, Centro
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Clínica Ambulatorial e Cirúrgica:
Rua Borges de Medeiros, 2340
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Espaço Saúde Unimed:
Rua Cristóvão Colombo, 221
Fone/Fax: (54) 3511-1694

Vacaria/RS

 

desenvolvimento Six interfaces

x
Usamos cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.. Aceitar