Você está em Blog > Saúde e Prevenção > Tuberculose: uma antiga doença ainda presente
Tuberculose: uma antiga doença ainda presente
12/03/2021 |
Hoje vamos falar de uma das doenças mais antigas do mundo: a tuberculose – descoberta em 1882. Ao contrário do que muitos imaginam ela ainda está presente nos dias de hoje em estado de emergência global desde 1993, conforme decretado pela Organização Mundial de Saúde.
Segundo dados da OMS dois milhões de pessoas, ou seja, um terço da população do mundo, está infectada pelo mycobacterium tuberculosis. E, infelizmente, conforme estimativa, 2 milhões morrem a cada ano. Diante desta triste realidade, o dia 24 de março é considerado o Dia Mundial da Tuberculose. A data foi escolhida pela OMS por corresponder ao dia em que o bacilo causador da doença foi descoberto por Robert Koch, em 1882.
É uma data para alertar as esferas de governo e setores da sociedade civil na luta contra esta enfermidade, sobre a necessidade de uma campanha constante. O Brasil é o 18º lugar entre os países com o maior número de casos de tuberculose em todo o mundo. É um problema sério de saúde pública no Brasil afetando principalmente as pessoas empobrecidas, vítimas de maiores desigualdades sociais e também aquelas que estão vivendo com o vírus da AIDS (co-infecção TB/HIV).
Conheça os sintomas:
- Tosse seca
- Febre vespertina
- Sudorese noturna
- Emagrecimento
- Cansaço / fadiga
A tuberculose é uma doença grave, porém curável em praticamente 100% dos casos novos. Mas é indispensável um diagnóstico rápido, medicamento adequado e tratamento supervisionado humanizado. Além disso, a prevenção é possível, por meio da vacina BCG, que diminui as formas mais graves da enfermidade, como a meningite tuberculosa, porém não é eficaz contra a tuberculose pulmonar. Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até 04 anos, 11 meses e 29 dias.
Compartilhe com os amigos!