Central de Atendimento 54 3511.1664  |  24 Horas  |  vendas@unimed-as.com.br

Você está em Blog > Saúde e Prevenção > Um verão sem irritações

Um verão sem irritações

07/01/2022 |

O verão, a estação mais esperada do ano, em que chegam as férias, é também um momento de atenção, para aqueles incômodos, irritações de pele, enfim, alergias. Em virtude da maior exposição ao sol, é a época em que elas se tornam ainda mais comuns.  Mais tempo na praia, contato com a areia, as picadas de mosquitos e os efeitos dos raios ultravioletas podem ampliar as doenças de pele neste período. As temperaturas sobem e, com isso, as lesões na pele provocadas por reações alérgicas, como dermatites atópicas, de contato e urticária, incomodam milhares de pessoas.

Entender como evitar as conhecidas como alergias de verão ajuda garantir que a estação seja agradável e de qualidade.  É preciso saber, por exemplo, que alergia é uma resposta autoimune do organismo em relação a uma determinada substância. De modo geral, o contato com alguns tipos de alimentos, medicamentos e até mesmo picadas de insetos podem desencadear o processo alérgico em muitas pessoas.

Em alguns casos, fatores genéticos são responsáveis pelas alergias durante o verão, muito embora outra parte considerável não tenha nenhuma explicação clínica. Mas é importante lembrar que em qualquer momento da vida o organismo humano pode reconhecer determinadas substâncias como agentes nocivos, passando a desenvolver anticorpos — que resultam em respostas alérgicas.

Essas reações exageradas podem se manifestar em qualquer área do corpo, sendo mais comuns nos membros superiores e face. Podem ainda, se instalar nas vias respiratórias, provocando quadros de Rinoconjuntivite Alérgica, sinusites e asmas.

Confira as mais comuns:


Dermatite Atópica
A dermatite atópica, ou eczema atópico. De caráter genético e crônico leva ao ressecamento da pele e ao surgimento de erupções na superfície da pele com coceira e crostas. Em geral, aparecem na região das dobras do braço e perna e podem desencadear ainda crises de asma e rinite. 

Fatores de risco:
- Ambientes com mofo, ácaros, pólen ou animais
- Exposição a agentes ambientais irritantes ou ásperos
- Contato com fragrâncias e corantes presentes em cosméticos
- Produtos de limpeza em geral
- Baixa umidade do ar
- Excesso de calor e transpiração
- Estresse emocional, entre outros


Dermatite de contato
Também chamada de eczema de contato, é um tipo de reação inflamatória da pele provocada pela exposição a agentes alergênicos que causam irritação e alergia. Estão divididas em dois tipos: irritativa e alérgica. A primeira é a reação provocada pelo contato com substâncias ácidas ou alcalinas, comumente presentes em materiais de limpeza pesada e demais substâncias químicas. A  segunda, é a dermatite de contato alérgica caracterizada pela exposição prolongada a determinado produto ou substância.

Sintomas:
Os sintomas variam de acordo com cada um. Na alérgica é comum a sensação de ardência e queimação da pele, bem como coceira intensa. 
No tipo  irritante, os sintomas são mais brandos, apresentam pouco prurido e uma sensação de dor e queimação mais discreta. A pele ganha um aspecto mais seco, áspero e avermelhado.


Urticária
É um tipo de irritação que tem como principal característica as lesões cutâneas. A pele pode apresentar irritações, inchaços e vergões com coceira intensa. Em geral, aparecem em qualquer parte do corpo e têm formatos distintos, sempre acompanhadas de prurido, independentemente do tamanho. As urticárias surgem de repente em qualquer período do dia ou da noite, podendo durar algumas horas e desaparecer completamente sem deixar qualquer vestígio.

Sintomas:
Coceira intensa e lesões na pele seguidas de queimação, ardência e dor. Os sintomas podem durar algumas horas, dias, semanas ou até meses.
Enfim, as alergias de verão são  incômodas, causam irritações e desconforto. Portanto, para evitar o problema, é recomendável o uso de protetores solares, roupas e acessórios com sistema de proteção contra raios UV. A hidratação é uma aliada.



Fique atento: sempre que surgir algo, lembre-se que o tratamento deve ser estabelecido por um profissional da saúde.
Bom verão!
 

Compartilhe com os amigos!

Administração:
Rua XV de Novembro, 556, Centro
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Clínica Ambulatorial e Cirúrgica:
Rua Borges de Medeiros, 2340
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Espaço Saúde Unimed:
Rua Cristóvão Colombo, 221
Fone/Fax: (54) 3511-1694

Vacaria/RS

 

desenvolvimento Six interfaces

x
Usamos cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.. Aceitar