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Os benefícios da vitamina D

22/02/2022 | Saúde e Prevenção

Tomar sol, mas seguindo cuidados básicos, é fundamental para o nosso organismo. Isso porque ele é responsável pela saúde dos ossos e dos músculos, pois nele podemos encontrar a vitamina D. É a vitamina D que tem a função de aumentar a absorção de cálcio e fósforo no corpo. Além disso, é essencial para a imunidade, inclusive, podendo evitar alguns tipos de câncer. A vitamina D, é uma das únicas que pode ser produzida pelo organismo.  E apesar de poder ser encontrada também em alguns alimentos, depende do hábito de tomar sol. 

O fato é que sem vitamina D seria impossível ficarmos em pé. Nossos ossos e dentes seriam frágeis e não teríamos força muscular adequada.  Portanto, a deficiência em vitamina D pode  causar fraqueza muscular, raquitismo (nas crianças), osteomalácia e osteoporose. 

A falta desta importante vitamina no organismo tem muito a ver com o estilo de vida moderno, especialmente nas cidades maiores. São nestes locais que as pessoas permanecem mais tempo em ambientes fechados, sem contato com o sol. Porém, até mesmo aqueles que vivem no litoral podem ter deficiência da vitamina quando trabalham o dia inteiro em lugares fechados.


Como acontece a produção de vitamina D 

Durante a exposição solar, os raios UVB penetram na epiderme, a camada mais superficial da pele, e produzem uma reação fotoquímica e o resultado é a produção de vitamina D.  Ela cai na circulação sanguínea e passa por uma ativação no fígado e, em seguida, no rim. Após passar essas etapas ela executa suas ações: aumentar a absorção de cálcio e fósforo no intestino e estimular a mineralização dos ossos e a função muscular.


Melhores horários para produção de vitamina D 

O melhor horário para tomar sol é quando há maior concentração de raios UVB, para estimular a produção de vitamina D. Isso acontece no horário entre 10h e 16h. Porém, como há maior quantidade desses raios, há maior risco de consequências para a pele: queimaduras, descamação, manchas, envelhecimento da pele e aumento do risco de câncer de pele.

Portanto, é importante que, caso a exposição ao sol aconteça durante esse período, seja feito uso de protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 30 ou 50. De forma geral, ficar exposto ao sol durante 15 minutos, no caso das peles mais claras, e 30 minutos a 1 hora, no caso das peles mais escuras, é suficiente para que exista estímulo da produção de vitamina D. 


Outros benefícios que vêm do sol:
 
1. REDUZ O RISCO DE DEPRESSÃO
Com a exposição ao sol aumenta a produção de endorfina pelo cérebro, que é uma substância antidepressiva natural. 

2. MELHORA O HUMOR
Estimula a transformação da melatonina, hormônio produzido durante o sono, em serotonina, importante para o bom humor.

3. PROTEGE CONTRA INFECÇÕES 
A exposição correta ao sol auxilia a regular o sistema imune. Dificulta o surgimento das infecções e as doenças da pele relacionadas à imunidade, como psoríase, vitiligo e dermatite atópica.

4. PROTEGE CONTRA RADIAÇÃO
Tomar sol, moderadamente, estimula a produção de melanina, o hormônio que dá o tom mais escuro à pele, e impede a absorção de mais raios UVB. A melanina protege naturalmente o corpo contra os efeitos tóxicos de alguma radiação solar.

 

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