Central de Atendimento 54 3511.1664  |  24 Horas  |  vendas@unimed-as.com.br

Você está em Blog > Saúde e Prevenção > Homens também precisam de cuidados

Homens também precisam de cuidados

17/11/2021 |

A construção social sobre meninas e meninos tem um impacto em diversas direções. Atinge as relações de trabalho, crenças sobre lugares nas relações afetivas e, inclusive, o cuidado com a própria saúde. Assim, muitos meninos crescem acreditando que não precisam de cuidados. As pesquisas apontam que quase 40% dos homens até 39 anos só procuram um médico quando se sentem mal. Esse percentual é ainda menor, 20%, entre os homens com mais de 40 anos, e 33% vão ao médico somente uma vez ao ano.

Diante disso, atualmente existe a Campanha Novembro Azul, responsável pela conscientização do câncer de próstata, tipo mais comum de câncer entre a população masculina que representa 29% dos diagnósticos da doença no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) cerca de 65.840 novos casos devem surgir a cada ano, entre 2020 e 2022. É mais do que importante uma mudança de comportamento e um olhar especial para a saúde do homem.

O câncer de próstata é assintomático no início, ou seja, não apresenta nenhum sintoma, o que torna a prevenção muito importante. Vale lembrar que o exame de sangue não substitui o de toque, que é simples e rápido. É indispensável que os dois sejam realizados, principalmente em homens que já passaram dos 45 (quarenta e cinco) anos de idade.


Entenda melhor

Riscos

Idade: fator de risco importante. Tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam de modo significativo após os 50 anos.

Fatores genéticos/hereditários: Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tanto em fatores genéticos quanto em hábitos alimentares, estilo de vida.

Gordura: Excesso de gordura corporal aumenta o risco.

Exposições a produtos: comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio, arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos.


Sintomas

O câncer de próstata tem evolução silenciosa em sua fase inicial. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Já na fase avançada pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.


Detecção precoce

Pode ser feito por meio de investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de pessoa sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso de câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

Caso os homens busquem ativamente o rastreamento desse tipo de tumor, o Instituto recomenda, ainda, que eles sejam esclarecidos sobre os riscos envolvidos e sobre a possível ausência de benefícios desses exames feitos como rotina.


Diagnóstico Precoce

É a melhor estratégia para possibilitar um tratamento bem sucedido. Deve ser buscado com a investigação dos sintomas como a dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, sangue na urina.
Em geral, é feito por meio de biópsia prostática (que depende do toque retal e valores de PSA) por via trans-retal ou transperineal e guiada por ultrassonografia e/ou ressonância magnética.


Tratamento

Doença localizada: cirurgia, radioterapia ou observação vigilante.
Doença avançada: radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal.
Doença metastática: o tratamento mais indicado é a terapia hormonal.
 


História do movimento Novembro Azul

A Campanha surgiu no ano de 1999 na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina. O grupo realizava ações e o que arrecadava, era doado às instituições de caridade.
Com o sucesso do movimento, em 2004 foi criada a Movember Foundation Charity, sendo Movember a junção de Moustache (bigode) com November (novembro). Na campanha é também pregado o No Shave November, que em tradução literal significa Novembro Sem Barbear. Por isso, o bigode, juntamente com a cor azul ficou conhecido como símbolo da campanha.

Compartilhe com os amigos!

Administração:
Rua XV de Novembro, 556, Centro
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Clínica Ambulatorial e Cirúrgica:
Rua Borges de Medeiros, 2340
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Espaço Saúde Unimed:
Rua Cristóvão Colombo, 221
Fone/Fax: (54) 3511-1694

Vacaria/RS

 

desenvolvimento Six interfaces

x
Usamos cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.. Aceitar