Central de Atendimento 54 3511.1664  |  24 Horas  |  vendas@unimed-as.com.br

Você está em Blog > Saúde e Prevenção > Setembro Amarelo: fique atento aos sinais

Setembro Amarelo: fique atento aos sinais

10/09/2020 |

Mike Emme era um jovem americano, amável, de personalidade carinhosa e dedicado à mecânica, trabalhava na restauração de um Mustang amarelo. Ninguém percebia o que se passava com ele e, com apenas 17 anos, em 1994, Mike cometeu suicídio. Nem sua família e os amigos notaram que ele pretendia atentar contra a própria vida.

Durante o funeral de Mike, os amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. A ação causou uma comoção e a sociedade percebeu, que assim como Mike, muitos outros sofriam em silêncio. Entre a faixa etária de 15 a 24 anos, o suicídio é a segunda principal causa de morte, depois de acidentes rodoviários.

A partir da história de Mike, diversos jovens passaram a utilizar cartões amarelos, cor alusiva ao carro do jovem, para pedir ajuda a pessoas próximas. A fita virou símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscar auxílio. Em 2003, a Organização Mundial da Saúde(OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

Assim como Mike, 800 mil pessoas acabam com suas vidas por ano, no mundo. As razões podem ser múltiplas, mas conforme a OMS fatores socioeconômicos, desemprego e estresse social são agravantes para o aumento do número de casos – 79% dos suicídios ocorrem em países de baixa e média renda.  Portanto, o cenário atual, em virtude da pandemia, indica o crescimento dos casos. A população está mais fragilizada, o que preocupa as autoridades mundiais de Saúde.

Entretanto, segundo Ministério da Saúde, um indivíduo em sofrimento pode dar certos sinais que observados podem ajudar na prevenção. São eles: o aparecimento ou agravamento de problemas de conduta, manifestações verbais durante pelo menos duas semanas, preocupação com a própria morte ou falta de esperança, expressão de ideias ou intenções, isolamento.

Diante destes indicativos é possível evitar o suicídio, conversando sobre o assunto, ficando em contato, incentivando a buscar ajuda profissional, protegendo a pessoa evitando que ela fique sozinha. Portanto, o mês de setembro serve para nos conscientizarmos sobre o problema, mas, sobretudo, para entendermos que é possível ajudar quem precisa.



 

Compartilhe com os amigos!

Administração:
Rua XV de Novembro, 556, Centro
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Clínica Ambulatorial e Cirúrgica:
Rua Borges de Medeiros, 2340
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Espaço Saúde Unimed:
Rua Cristóvão Colombo, 221
Fone/Fax: (54) 3511-1694

Vacaria/RS

 

desenvolvimento Six interfaces

x
Usamos cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.. Aceitar