Você está em Blog > Notícias > O SOL E A SAÚDE OCULAR
O SOL E A SAÚDE OCULAR
30/11/-0001 |
Muitas são as consequências que a radiação ultravioleta, presente no sol, pode trazer para o olho humano.Há vários estudos que tentam entender os efeitos da radiação solar para a saúde ocular e como ocorrem os vários danos oftalmológicos, distorções e anormalidades visuais causados por essa radiação.
A catarata é a alteração mais frequente devido a radiação ultravioleta. Os raios tipo B são os que tem maior efeito sobre as proteÃnas da lente do olho humano (cristalino), produzindo endurecimento dessas proteÃnas com consequente presbiopia precoce (necessidade de uso de óculos para perto ) e formação de catarata. O tratamento da catarata é feito por cirurgia, onde se implanta uma lente intra-ocular no lugar do cristalino. As lentes intra-oculares, atualmente, já tem filtro para raios ultravioleta.
O pterÃgeo, depósito que ocorre na superfÃcie do olho, também tem o sol como um dos fatores predisponentes. Quando muito grande ou causando desconforto, o pterÃgeo tem tratamento cirúrgico.
O cristalino funciona como filtro, impedindo que a radiação solar chegue ao fundo do olho, na retina. à na retina que se localizam as células responsáveis pela visão e onde o sol pode ocasionar lesões irreverssÃveis, com perda visual que não pode ser recuperada devido a "queimaduras" de fundo de olho.
A melhor maneira de evitar os efeitos nocivos da radiação solar é a conscientização da importância de se proteger do excesso de sol. Isso se faz: evitando a exposição prolongada ao sol, principalmente no horário entre 10 horas da manhã e 2 horas da tarde, com o uso de bonés e de lentes de óculos com 100% de proteção contra os raios ultravioleta. Não há como medir essa proteção na lente, por isso é importante usar óculos que tenham certificado de origem e da ótica de sua confiança.
E com a devida proteção que todos tenham um ótimo verão!
Dra JanaÃna Simões Pires Santos
Oftalmologista
Compartilhe com os amigos!