Central de Atendimento 54 3511.1664  |  24 Horas  |  vendas@unimed-as.com.br

Você está em Blog > Notícias > O SOL E A SAÚDE OCULAR

O SOL E A SAÚDE OCULAR

30/11/-0001 |

Muitas são as consequências que a radiação ultravioleta, presente no sol, pode trazer para o olho humano.Há vários estudos que tentam entender os efeitos da radiação solar para a saúde ocular e como ocorrem os vários danos oftalmológicos, distorções e anormalidades visuais causados por essa radiação.

A catarata é a alteração mais frequente devido a radiação ultravioleta. Os raios tipo B são os que tem maior efeito sobre as proteínas da lente do olho humano (cristalino), produzindo endurecimento dessas proteínas com consequente presbiopia precoce (necessidade de uso de óculos para perto ) e formação de catarata. O tratamento da catarata é feito por cirurgia, onde se implanta uma lente intra-ocular no lugar do cristalino. As lentes intra-oculares, atualmente, já tem filtro para raios ultravioleta.

O pterígeo, depósito que ocorre na superfície do olho, também tem o sol como um dos fatores predisponentes. Quando muito grande ou causando desconforto, o pterígeo tem tratamento cirúrgico.

O cristalino funciona como filtro, impedindo que a radiação solar chegue ao fundo do olho, na retina. É na retina que se localizam as células responsáveis pela visão e onde o sol pode ocasionar lesões irreverssíveis, com perda visual que não pode ser recuperada devido a "queimaduras" de fundo de olho.

A melhor maneira de evitar os efeitos nocivos da radiação solar é a conscientização da importância de se proteger do excesso de sol. Isso se faz: evitando a exposição prolongada ao sol, principalmente no horário entre 10 horas da manhã e 2 horas da tarde, com o uso de bonés e de lentes de óculos com 100% de proteção contra os raios ultravioleta. Não há como medir essa proteção na lente, por isso é importante usar óculos que tenham certificado de origem e da ótica de sua confiança.
E com a devida proteção que todos tenham um ótimo verão!

Dra Janaína Simões Pires Santos
Oftalmologista

Compartilhe com os amigos!

Administração:
Rua XV de Novembro, 556, Centro
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Clínica Ambulatorial e Cirúrgica:
Rua Borges de Medeiros, 2340
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Espaço Saúde Unimed:
Rua Cristóvão Colombo, 221
Fone/Fax: (54) 3511-1694

Vacaria/RS

 

desenvolvimento Six interfaces

x
Usamos cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.. Aceitar