Você está em Blog > Notícias > Hérnia de disco lombar
01/04/2015 | Notícias
Estudos epidemiológicos demostraram que 80% das pessoas apresentarão alguma queixa relacionada à coluna lombar em algum momento da vida. A história natural é a resolução da sintomatologia na grande maioria dos pacientes.
Cerca de 2% destes indivíduos evoluem com ciatalgia (dor lombar que irradia para as pernas), em razão do transtorno degenerativo do disco intervertebral. Caracteristicamente, este processo ocorre no homem ou na mulher - sem diferenças entre sexos – normalmente em torno de 35 anos de idade. A base anatomopatológica da degeneração do disco intervertebral envolve a diminuição da porcentagem de água, proteoglicanos, da resistência do ânulo fibroso e do núcleo pulposo. O rompimento do ânulo fibroso do disco vertebral, leva a formação da hérnia lombar. Estes fenômenos acontecem por diversas razões tais como genética, ocupação social, idade, diabetes, obesidade...
O processo inflamatório e o fragmento do disco intervertebral encomodam à raiz nervosa lombar, resultando em lombociatalgia, que piora ao sentar ou flexionar o tronco ou mesmo após tossir, também pode acompanhar formigamento das pernas e fraqueza muscular.
O diagnóstico baseia-se na sintomatologia e no exame físico apropriado, exames complementares auxiliam como radiografia e ressonância magnética.
Tratamento inicialmente é realizado com medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares, fisioterapia e quiropraxia também podem auxiliar dando bons resultados.
Cirurgia é indicada quando não há melhora com os tratamentos anteriores ou quando há lesão da raiz nervosa (perda de força e dos reflexos).
Administração:
Rua XV de Novembro, 556, Centro
Fone/Fax: (54) 3511-1664
Clínica Ambulatorial e Cirúrgica:
Rua Borges de Medeiros, 2340
Fone/Fax: (54) 3511-1664
Espaço Saúde Unimed:
Rua Cristóvão Colombo, 221
Fone/Fax: (54) 3511-1694
Vacaria/RS