Central de Atendimento 54 3511.1664  |  24 Horas  |  vendas@unimed-as.com.br

Você está em Blog > Notícias > Distúrbios do Sono: saiba identificar os sintomas e como tratar o problema

Distúrbios do Sono: saiba identificar os sintomas e como tratar o problema

01/01/2013 |

Dificuldade para dormir nem sempre está associada a uma doença, pode ser um alerta para um problema crônico
Alteração do sono, dificuldade para adormecer ou continuar dormindo. Adormecer em horários impróprios ou ficar longas horas a mais na cama. Esses são apenas alguns dos sintomas padrão relacionados aos distúrbios do sono. A dificuldade que nem sempre está associada a uma doença, segundo a Sociedade Brasileira do Sono, se é exagerada é o principal alerta para um problema crônico. As primeiras manifestações dos distúrbios do sono se dão através de alterações de humor e de memória e de capacidades mentais (cognitivas), como aprendizado, raciocínio e pensamento.

Segundo especialistas, a boa qualidade do sono é tão importante para a saúde do corpo quanto a alimentação e a prática de esportes. Dormir menos pode afetar o indivíduo física e mentalmente, é o que alerta a Sociedade Brasileira do Sono em seu site. Com efeitos cumulativos, pessoas que sofrem com os distúrbios durante á noite acabam se tornando grandes candidatos a desenvolver doenças como hipertensão e diabete.

Atualmente, especialidades como neurologia, pneumologia, otorrinolaringologia e psiquiatria são as que mais atendem a população com problemas ligados ao sono. Identificar as causas das perturbações do sono, conforme alertam os médicos, é o primeiro passo a dar para combater o problema. Centros especializados no tratamento dos transtornos do sono, em Porto Alegre, já oferecem exames como a polissonografia (estudo do sono) que acompanha a evolução do sono do paciente. Este tipo de exame é normalmente indicado em caso de distúrbios respiratórios durante o sono, controle pós-tratamento da apneia obstrutiva do sono, alterações motoras e de comportamento durante o sono, síndrome das pernas inquietas e insônia.

PRINCIPAIS SINTOMAS E TRATAMENTOS PARA OS DISTÚRBIOS DO SONO

PERNAS INQUIETAS
Característica: uma irresistível vontade de movimentar as pernas devido a sensações estranhas e desagradáveis que ocorrem principalmente à noite e quando o paciente se encontra em repouso. Tratamento: Pode ser prescrito o uso de medicamentos de acordo com as particularidades de cada paciente, principalmente no que se refere à idade, severidade dos sintomas e frequencia dos mesmos.

SONANBULISMO
Característica: sentar na cama e falar durante o sono, caminhar pelo quarto ou pela casa, andar de olhos abertos, ter dificuldade em ser acordado, não lembrar o episódio ao ser acordado, reagir de forma brusca, andar de braços estendidos. Tratamento: varia conforme a gravidade do caso e consiste em orientação, medidas comportamentais e medicamentos, porém, quando começa na vida adulta é preciso fazer um diagnóstico diferencial com outras patologias neurológicas.

INSÔNIA
Característica: é um sintoma e não uma doença. Existem vários fatores que podem causar a insônia. Como exemplo é possível citar: má higiene do sono (incorreta programação consistindo de sono diurno frequente, selecionando altamente variável hora de dormir ou subindo vezes, gastos excessivos montantes de tempo na cama; uso rotineiro de produtos contendo álcool, nicotina, cafeína ou, especialmente no período que antecede a hora de deitar; contratação de estimulantes mentais, ativantes fisicos, ou emocionalmente perturbadoras atividades muito perto da hora de dormir; uso frequente da cama para outras atividades para além do sono (como assistir televisão, ler, estudar, merendas, pensamento, planejamento); falta de manter um ambiente confortável na cama), medicamentos, depressão, etc. Tratamento: Pode ser medicamentoso (indutores do sono ou antidepressivos em pequenas doses) em alguns casos, porém, a associação de tratamentos tem apresentado melhores resultados. Os tratamentos alternativos ao medicamentoso incluem higiene adequada do sono, psicoterapia e técnicas de relaxamento.

BRUXISMO
Característica: ranger ou apertar os dentes inconscientemente, por longos e contínuos períodos. Tratamento: consiste em proteção dentária com placa de acrílico e uso de ansiolíticos ou antidepressivos.

SONOLENCIA EXCESSIVA
Característica: episódios irresistíveis de sono profundo a qualquer hora do dia. Tratamento: medicamentos estimulantes.

APNEIA DO SONO
Característica: sonolência, dificuldade de concentração, irritabilidade, sintomas de depressão, diminuição da libido, ronco, sudorese. Tratamento: depende da gravidade da doença, ou seja, se a doença for leve, o tratamento é a orientação de medidas de higiene do sono, a perda de peso (em caso de peso excessivo) e a avaliação das vias aéreas superiores (garganta, nariz) pelo especialista. Nas formas da doença, de moderada á grave, é usado um aparelho chamado CPAP (Pressão Positiva Contínua de Ar) durante o sono. Este aparelho é utilizado por meio de uma máscara nasal, onde a pressão de ar positiva mantém as vias aéreas desobstruídas.

TERROR NOTURNO
Característica: Hábito alerta acompanhado por manifestações autônomas e comportamentais de medo intenso durante o sono. O paciente geralmente se senta na cama, fica não-responsivo a estímulos exteriores e, se acordado, está confuso e desorientado. Ocorre amnésia para o episódio, embora algumas vezes haja relatos de fragmentos de imagens onéricas vívidas muito breves ou alucinações. O episódio pode ser acompanhado por vocalizações incoerentes. Tratamento: é feito em geral com tricíclicos e/ou benzodiazepínicos, resolvendo a maioria dos casos.

Fonte: RBS - www.hagah.com.br - Saúde
 

Compartilhe com os amigos!

Administração:
Rua XV de Novembro, 556, Centro
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Clínica Ambulatorial e Cirúrgica:
Rua Borges de Medeiros, 2340
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Espaço Saúde Unimed:
Rua Cristóvão Colombo, 221
Fone/Fax: (54) 3511-1694

Vacaria/RS

 

desenvolvimento Six interfaces

x
Usamos cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.. Aceitar