Central de Atendimento 54 3511.1664  |  24 Horas  |  vendas@unimed-as.com.br

Você está em Blog > Saúde e Prevenção > Uma atenção especial para eles

Uma atenção especial para eles

12/07/2021 | Saúde e Prevenção


Eles também têm o dia deles. No dia 15 de julho é celebrado, no Brasil, o Dia do Homem. A data é comemorada por muitas nações no dia 19 de novembro. O fato é que ambas envolvem um olhar específico para o sexo masculino e, ao que tudo indica, eles precisam muito de uma atenção especial! Isso porque, ao contrário das mulheres, quando o assunto é saúde, deixam muito a desejar. Por exemplo, quase 40% dos homens brasileiros, até 39 anos, e 20% dos com mais de 40 só vão ao médico quando se sentem mal. Boa parte deles não tem ideia de como anda o coração nem faz exames cardiológicos.

No dia a dia, alguns hábitos realmente ficam para trás. Quase 80% do público se excede regularmente em açúcar, sal ou gordura. E só 35% se exercita pelo menos três vezes por semana, como recomenda a Organização Mundial da Saúde. E pelo menos um terço deles enxerga no bem-estar mental o principal desafio para ter mais saúde hoje.

Felizmente hoje existe o acesso a essas informações, a pesquisa sobre o comportamento masculino e sobre a saúde do homem, que auxiliam na conscientização sobre a necessidade de mudanças de hábitos e prevenção. E isso somente é possível devido ao médico Jerome Teelucksingh. Foi ele quem colocou em destaque a saúde do gênero masculino à comunidade internacional e propôs à Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, a criação de uma data específica para olhar essas questões. 

E a partir disso, muitas campanhas vêm sendo realizadas em vários países com o objetivo de conscientizar os homens da importância de cuidarem de seu corpo e de sua saúde. Uma delas diz respeito ao câncer de próstata, que atinge grande parte da população masculina de todo o mundo. Outras doenças relacionadas com o uso do tabaco e de bebidas alcoólicas também são alertadas. 

A data também leva à reflexão sobre a questão da igualdade entre os gêneros masculino e feminino. O alvo principal é a mudança de comportamento com relação a muitas posturas, seja por condutas machistas que levam ao homem, muitas vezes, a não entender a necessidade de cuidar do seu corpo e deixar de compreender o quão fundamental é o seu papel na sociedade.
 

Compartilhe com os amigos!

Administração:
Rua XV de Novembro, 556, Centro
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Clínica Ambulatorial e Cirúrgica:
Borges de Medeiros, 2340
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Vacaria/RS

 

desenvolvimento Six interfaces

x
Usamos cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.. Aceitar