Central de Atendimento 54 3511.1664  |  24 Horas  |  vendas@unimed-as.com.br

Você está em Blog > Saúde e Prevenção > Aproveite a estação longe das gripes e resfriados

Aproveite a estação longe das gripes e resfriados

16/06/2021 | Saúde e Prevenção

Não dá para negar que um friozinho tem o seu charme, é gostoso quando estamos bem aquecidos e podendo desfrutar do que de bom a estação oferece. Para aproveitar os dias de inverno é preciso alguns cuidados, pois é neste período que há um aumento no número de casos de problemas respiratórios. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, por ano, a gripe cause comprometimento grave em 3,5 milhões de pessoas. Crianças, idosos, portadores de doença pulmonar, cardiopatas e imunocomprometidos são os mais afetados.

Sim, as doenças respiratórias que guardam relação com mudanças climáticas são, na maior parte das vezes, as infecciosas, causadas por vírus e, em segundo lugar, por bactérias. Os vírus são responsáveis pela gripe (também chamada de influenza) e pelo resfriado, enfermidade que apresenta sintomas parecidos aos da gripe, mas com intensidade menor. 

A gripe é caracterizada por febre alta, dores no corpo, dor de cabeça e calafrios. Os sintomas de coriza, tosse e faringite podem ficar em segundo plano diante de manifestações sistêmicas mais intensas. Febre, diarreia, vômitos e dor abdominal são comuns em crianças mais jovens. Já o resfriado, em geral, tem sintomas parecidos – espirro, coriza, congestão nasal e mal-estar -, mas estes aparecem de forma mais branda. A febre não é frequente e costuma ser baixa.

Além disso, no inverno as alergias respiratórias pioram devido às infecções virais frequentes, ao aumento da poluição ambiental, às constantes e bruscas mudanças climáticas, ao ar seco e ao uso de casacos e cobertores guardados há muito tempo.

Algumas iniciativas podem reduzir a possibilidade de contágio, começando pela higiene ambiental. Alguns cuidados que devemos ter é o de manter padrões de limpeza adequados, combate à umidade, lavar agasalhos e cobertores antes de usar, retirar dos cômodos livros ou almofadas que acumulem poeira, evitar cigarro no ambiente doméstico e se vacinar contra a gripe.

Mas adquirir uma gripe ou resfriado, apesar de todos os incômodos causados e das noites mal dormidas, não é motivo para ficar assustado, mas, sim, em alerta sobre os cuidados a serem adotados. Há  diferentes tratamentos,  começando pelo mais conhecido: água e repouso. O uso de medicamentos antivirais está recomendado para o tratamento da gripe, podem ajudar a aliviar os sintomas, mas não são capazes de diminuir a duração do resfriado.  E o mais importante está em lembrar que o uso de medicamentos e a evolução do quadro deve ter acompanhamento médico.

Com alguns cuidados você está pronto para curtir a estação do inverno. Fora isso é se agasalhar bem e ficar quentinho perto de quem você gosta.


 

Compartilhe com os amigos!

Administração:
Rua XV de Novembro, 556, Centro
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Clínica Ambulatorial e Cirúrgica:
Borges de Medeiros, 2340
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Vacaria/RS

 

desenvolvimento Six interfaces

x
Usamos cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.. Aceitar