Central de Atendimento 54 3511.1664  |  24 Horas  |  vendas@unimed-as.com.br

Você está em Blog > Saúde e Prevenção > Fevereiro Laranja: a importância da doação de medula óssea

Fevereiro Laranja: a importância da doação de medula óssea

22/02/2021 |

Cerca de 6 mil homens e 5 mil mulheres foram diagnosticados com Leucemia no Brasil em 2020, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Estes números levaram ao nascimento da Campanha Fevereiro Laranja.                                         

A campanha é essencial pois busca levar informação sobre seus sintomas e diagnóstico e, principalmente, mostrar a importância de as pessoas se mobilizarem para serem doadores.

A população precisa se conscientizar sobre a leucemia e a necessidade de se aumentar o número de doadores de medula óssea no Brasil. Saiba mais:


O que é Leucemia? 

É o câncer que surge nas células do sangue e, assim, torna-se uma doença sistêmica, ou seja, não acomete apenas um órgão, mas todo o organismo.

Os leucócitos (glóbulos brancos) começam a se reproduzir de modo desordenado, dando início à patologia. Dessa maneira, a produção e funcionamento de outras células sanguíneas — como as plaquetas e hemácias — ficam prejudicadas. O que ocorre é um acúmulo de células doentes na medula óssea, que vão tomando o lugar das células sadias.
 

Causas

As causas da leucemia ainda são desconhecidas, mas a associação de alguns fatores pode elevar o risco para a doença, como:

- Tabagismo;
- Exposição ao benzeno;
- Exposição à radiação ionizante;
- Histórico familiar;
- Realização de quimioterapia;
- Síndrome de Down;
- Exposição a agrotóxicos;
- Doenças sanguíneas.  


Sintomas

- Anemia;
- Fadiga;
- Palidez;
- Falta de ar;
- Sonolência;
- Dor de cabeça.
- Sangramentos (nasal ou gengival);
- Pontos roxos na pele (petéquias);
- Manchas arroxeadas na pele (equimoses).
- Dores nos ossos e articulações;
- Aumento dos gânglios (ínguas) na região do pescoço e axilas;
- Febre;
- Suores noturnos;
- Inchaço do baço ou fígado.
 

Diagnóstico

- Exame de Sangue - Realizar exames de sangue a ser encaminhado a um hematologista. O diagnóstico pode incluir ainda exames de bioquímica e de coagulação.

- Mielograma - Exame da medula óssea na qual é coletada uma pequena quantidade de sangue para avaliação da forma e cromossomos das células, avaliação de mutações genéticas e ainda do fenótipo das células.

- Biópsia - Em alguns casos, torna-se necessária a realização de uma biópsia da medula óssea, que é feita a partir de um pequeno pedaço do osso da bacia.


Tratamento

O tratamento da leucemia varia de acordo com o tipo da doença e tem como finalidade a destruição de células doentes para que a medula óssea volte a funcionar.  Muitas vezes é intenso e prolongado, com riscos de anemia, infecções e sangramentos.

São realizadas sessões de quimioterapia, controle de infecções e hemorragias, além de medidas de prevenção da doença no cérebro e medula espinhal. Em algumas situações, a indicação é também de transfusão de sangue, radioterapia e de transplante de medula óssea.
 


Doação de medula óssea

Basta procurar o hemocentro.  São coletados 5 ml de sangue e o voluntário assina um termo de consentimento dessa coleta.

Os dados do doador ficam armazenados em um banco de medula e ele pode ser chamado caso algum paciente compatível esteja precisando realizar o transplante. O doador passa por alguns exames para verificar as condições de saúde e vai para o hospital. 

A doação pode ser feita por pulsão, em que o paciente é internado, recebe anestesia geral e a medula óssea é retirada diretamente do osso da bacia com uma agulha; ou por aférese, em que ele recebe uma medicação para a produção de células sadias e é feita uma doação de sangue, não sendo necessária internação.

O médico decide sobre qual é o melhor método para a doação de acordo com as necessidades do receptor.

Os requisitos para ser doador de medula óssea são:

- Idade entre 18 e 55 anos;
- Boas condições de saúde;
- Não apresentar câncer, doença no sangue, no sistema imunológico ou ainda doença infecciosa ou incapacitante.  




 
Fonte: Inca 

Compartilhe com os amigos!

Administração:
Rua XV de Novembro, 556, Centro
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Clínica Ambulatorial e Cirúrgica:
Rua Borges de Medeiros, 2340
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Espaço Saúde Unimed:
Rua Cristóvão Colombo, 221
Fone/Fax: (54) 3511-1694

Vacaria/RS

 

desenvolvimento Six interfaces

x
Usamos cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.. Aceitar