Central de Atendimento 54 3511.1664  |  24 Horas  |  vendas@unimed-as.com.br

Você está em Blog > Saúde e Prevenção > Ações de Prevenção e Combate ao Câncer

Ações de Prevenção e Combate ao Câncer

08/04/2020 |


O dia de hoje, Dia Mundial de Combate ao Câncer, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), serve para chamar a atenção da sociedade sobre o aumento dos índices da doença em todo o mundo e também para as ações de prevenção e combate. Estudos da OMS revelam que até 2030 haverá 26 milhões de casos novos com 17 milhões de mortes por ano. No Brasil a estimativa é de 625 mil casos novos por ano até 2022. O mais incidente será o câncer de pele não melanoma (177 mil), seguido pelos cânceres de mama e próstata (66 mil cada), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil).

Diante desses números, a data chega com campanhas de conscientização e prevenção. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável. Já a prevenção secundária prevê detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais.

Seguindo a cartilha do INCA, apresentamos algumas dicas simples a serem adotadas no dia a dia, que ajudam na prevenção. A primeira delas trata da regra mais importante para prevenir o câncer, em especial os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago, que é não fumar. Em seguida, indica-se manter uma alimentação saudável. Uma dieta com base em alimentos de origem vegetal (frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas) e a exclusão de alimentos ultraprocessados, ou seja, os prontos para consumo ou para aquecer, servem como medidas preventivas da doença. Evitar comer carne processada, como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, etc., diminui a chance de desenvolver câncer. Bebidas alcoólicas também deve ser descartadas, em qualquer quantidade. Com uma vida saudável a consequência é manter o peso adequado ao longo da vida, o que também trata-se de uma forma de prevenção do câncer. E, para contribuir com o peso, é fundamental atividade física.

Para mulheres a dica é ainda amamentar, pois protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil. Elas devem também ficar atentas, entre as idades de 25 e 64 anos, em fazer o preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos. A vacinação das meninas contra o HPV, de 9 a 14 anos, e os meninos, de 11 a 14 anos, é outra medida a ser adotada.

Por fim, uma outra dica que serve para todos, é evitar a exposição ao sol entre as 10h e 16h, e usar a proteção adequada, como chapéu, protetor solar, inclusive nos lábios. E para encerrar, o INCA atenta sobre a exposição a agentes cancerígenos no trabalho, como produtos químicos, físicos e biológicos. No entanto, é necessário o comprometimento de todos nos diversos processos e a criação de leis que obriguem e fiscalizem a substituição dos agentes causadores do câncer no trabalho por produtos alternativos quando houver a possibilidade.

 

Compartilhe com os amigos!

Administração:
Rua XV de Novembro, 556, Centro
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Clínica Ambulatorial e Cirúrgica:
Rua Borges de Medeiros, 2340
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Espaço Saúde Unimed:
Rua Cristóvão Colombo, 221
Fone/Fax: (54) 3511-1694

Vacaria/RS

 

desenvolvimento Six interfaces

x
Usamos cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.. Aceitar