Central de Atendimento 54 3511.1664  |  24 Horas  |  vendas@unimed-as.com.br

Você está em Blog > Saúde e Prevenção > O autocuidado para uma vida plena e com qualidade

O autocuidado para uma vida plena e com qualidade

10/11/2020 |

Vários estudos constatam que os homens, em geral, padecem mais de doenças, em especial as crônicas, e morrem mais precocemente que as mulheres.  Apesar dos altos índices de enfermidades entre os homens, observa-se uma menor procura deles pelos serviços de saúde, exames preventivos, consultas, entre outras.  No mês dedicado à saúde do homem queremos alertar, para que cuidem mais de si, escolham ter uma vida cada vez mais saudável para desfrutá-la com plenitude.

A Justificativa dos homens, em geral, para não buscar os serviços em saúde está na falta de tempo, excesso de trabalho ou, até mesmo, um bem-estar imaginário.  A esta “sensação” associa-se a ideia construída socialmente de um homem “forte” e “imbatível”, ficando o autocuidado ao universo feminino. Vale ressaltar que os homens brasileiros vivem, em média, 7,2 anos a menos que as mulheres. Entre as causas de morte prematura, estão à violência e acidentes de trânsito, além de doenças cardiovasculares e infartos. Por isso o Ministério da Saúde implementou, em 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. 

A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas, contribuem para uma vida melhor. Além disso, a identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz.  Alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens. Entre eles o exame de próstata, pois entre as principais enfermidades que acometem os homens está esse tipo de câncer. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este tipo de é o segundo mais comum entre os homens -  atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.  

Em sua fase inicial, o câncer de próstata evolui de maneira silenciosa. Muitos homens não apresentam nenhum sintoma ou, quando surgem assemelham-se aos do crescimento benigno da próstata. Quando os primeiros sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada.

Por isso, é importante, além de exames de rotina, estar atento a  sintomas como: sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar, dificuldade de iniciar a passagem da urina, de interromper o ato de urinar, urinar em gotas ou jatos sucessivos, necessidade premente de urinar imediatamente, sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos), problemas em conseguir ou manter a ereção, dor durante a passagem da urina, dor na ejaculação, dor nos testículos, dor lombar e na bacia ou nos joelhos.

Contudo, é preciso superar o preconceito para que o homem admita as suas fragilidades e passe a se preocupar com a sua saúde física e mental.  Todos estamos sujeitos abalo em nossa saúde em algum momento de nossas vidas, e com o envelhecimento as chances também aumentam. Com as ações preventivas com relação tanto a saúde física como mental, aumentam as possibilidades de uma vida mais plena e com mais qualidade.

 

Compartilhe com os amigos!

Administração:
Rua XV de Novembro, 556, Centro
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Clínica Ambulatorial e Cirúrgica:
Rua Borges de Medeiros, 2340
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Espaço Saúde Unimed:
Rua Cristóvão Colombo, 221
Fone/Fax: (54) 3511-1694

Vacaria/RS

 

desenvolvimento Six interfaces

x
Usamos cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.. Aceitar